"O desgosto potiguar"

Nos anos 1970 a equipe natalense marcou presença em campeonatos brasileiros. Em 1973 ficou em 25º lugar, dentre os 40 times que disputavam a competição. O time base era: Ubirajara; Ivan Silva, Scala, Mário Braga e Cosme; Paúra, Garcia e Hélcio Jacaré; Almir, Santa Cruz e Gilson Porto. Tec: Sebastião Leônidas.

Destaque para Hélcio Jacaré, tido como um dos maiores ídolos do América, Scala, ex-seleção e Ivan Silva, recordista de partidas pelo América: 476 jogos. A melhor participação do América nos antigos campeonatos nacionais foi em 1977, quando conseguiu um 17º lugar entre 62 clubes. O América participou de 11 competições seguidas(de 1973 a 1983). A partir daí, o América passou a ser conhecido como Orgulho do RN. Em 1979, o clube iniciou a sua maior série de vitórias no campeonato estadual, sendo tetracampeão de 1979 a 1982, ficando 2 anos e vários jogos sem perder para nenhuma equipe do Rio Grande do Norte. Além disso, o América foi bi-campeão em 1974/1975, campeão em 1977, na famosa final que não acabou, quando os 22 jogadores se envolveram numa briga sem precedentes, e tri-campeão em 1987/1988/1989.


O vice-campeonato nacional: Série B

Após a decadência do futebol potiguar por quase uma década, e consequentemente do clube a nível nacional, o América voltou a ser notícia no cenário do futebol brasileiro, nos anos 1990. Em 1996, Liderado pelo habilidoso meia Moura, a equipe do Rio Grande do Norte conquistou o vice-campeonato nacional da segunda divisão, estando no ano seguinte entre os principais clubes do Brasil, voltando a Série A depois de 13 anos. Em mais uma demonstração de força, a equipe potiguar venceu a Copa do Nordeste de 1998, derrotando o Vitória na final por 3 a 1, gols de Kobayashi, Biro Biro e Carioca. Apesar de o Estádio Machadão estar com uma parte de suas arquibancadas interditada, a torcida rubra lotou o estádio, com um público de 23.412 pagantes, e empurrou o América para mais um título, que lhe deu direito a participação numa competição internacional, a extinta Copa Conmebol de 1998, hoje Copa Sulamericana . O Mecão entrou em campo naquela noite chuvosa de 4 de junho com a seguinte escalação: Gabriel; Gilson, Paulo Roberto, Lima e Rogerinho; Montanha, Carioca, Moura e Biro Biro; Kobayashi e Leonardo. Técnico: Arturzinho.

Em 2000, o time chegou às oitavas de final da Copa do Brasil, desclassificando entre outras equipes o Sport, em plena Ilha do Retiro, perdendo a chance de passar para quartas, ao perder para o São Paulo. Destaque para a goleada por 6 x 2 em cima do Clube do Remo, jogo válido pela terceira fase do torneio. Durante os anos 2000, jogou no clube o maior artilheiro da história. O baixinho Helinho, marcou mais de 80 gols com a camisa americana.


Da C para A em apenas 2 anos: 2005 e 2006

O amargo descenso em 2004 à Série C culminou numa ascensão meteórica, jamais vista no futebol brasileiro. Após conseguir o acesso para a Série B em 2005, sendo vice-campeão do Série C, o América fez uma grande campanha em 2006, liderados pelo maior ídolo da história, o maestro Souza, craque "nascido" no América, que retornou ao seu clube do coração após passagens pelos principais clubes do Brasil, e ficou em quarto lugar, posição que o garantiu no Campeonato Brasileiro de 2007. Nesta competição, oMecão acabou sofrendo pesadas derrotas, o que acarretou em uma péssima campanha, e o consequente rebaixamento à Série B do ano seguinte. Em 2010, o América disputou a Série B e foi Rebaixado à Série C de 2011, sendo o 20º colocado com 41 pontos. Em 2011 foi o 4º colocado da Série C, voltando a Série B de 2012.

Utilidade Pública

Em 9 de dezembro de 2005 pela lei municipal Nº 5.697 foi criado o Dia do América Futebol Clube. A data comemorativa no calendário da cidade homenageia a fundação do clube, sendo comemorada no mesmo dia 14 de julho. No dia 3 de outubro de 2003, foi publicado no Diário Oficial de Município a Lei n° 5.493, de autoria do vereador Hermano Morais, reconhecendo o América Futebol Clube, como de Utilidade Pública Municipal. Saliente-se que em 7 de Novembro de 1928, através da Lei 707, o clube foi o primeiro a ser reconhecido como de Utilidade Pública Estadual.

A crise dos 4 anos: 2007 à 2010

Como todo grande clube de futebol tem sua crise, com o América não foi diferente. Em 2006, o dragão conseguiu o acesso para a série principal do Campeonato Brasileiro, encerrando sua participação na Série B (2006) em 4º colocado, sendo seu último jogo contra o Atlético Mineiro, no estádio Mineirão, com o placar final de 2x2. Além disso a partida foi transmitida pela Rede Globo para todo o país. No confronto em questão, foi registrado o maior público do campeonato, 74.694 espectadores, a equipe que atuou nessa partida foi: Fabiano; Eduardo Arroz, Roni (Leandro Sena, que em 2013 viria a comandar a equipe na Série B do campeonato brasileiro) e Robson; Adriano Peixe, Fernando Lombardi, Magal, Paulinho Kobayashi (Max) e Souza; Paulo Isidoro e Du; téc.: Heriberto da Cunha.

Foi em 2007 que a crise se instalou no time potiguar. Perdeu o título estadual para o ABC, com o placar de 5 a 2 no último jogo da final. Em 12 de maio de 2007, o América fez sua estreia na Série A diante do Vasco da Gama, no estádio Machadão em Natal-RN. O Mecão foi batido pelo time da cruz de malta pelo placar de 1 x 0, com gol de André Dias, aos 20 minutos do 2º tempo, mas em compensação a torcida se fez presente no estádio e marcou o maior público da rodada, 26.469 pessoas. Na segunda partida, o alvirrubro foi até Santos-SP enfrentar o peixe da vila, era de se esperar uma vitória da equipe santista, porém o América de Natal conseguiu um triunfo em plena Vila Belmiro, vencendo o Santos FC pelo placar de 3x2, com 3 gols marcados por um só jogador, o zagueiro Édson Borges, ainda levando em conta que o time americano jogava com 1 a menos devido a expulsão de Geovane no decorrer da partida.

Mas depois o América amargou 7 jogos sem vencer (6 derrotas e 1 empate), voltando a marcar 3 pontos só em 6 de julho, emCuritiba-PR contra o Paraná Clube, pelo placar de 1x0. Em seguida perdeu para o Internacional de Porto Alegre e para oAtlético Mineiro, venceu o Atlético Paranaense e não pontuou mais até o final do 1º turno.

Os 3 primeiros pontos do 2º turno só vieram contra o Paraná Clube, na 9ª rodada. Mesmo com a péssima campanha no campeonato, o time rubro obteve uma média de público de 9.730 por jogo, ficando na frente de Figueirense FC, Paraná Clube, Santos FC e EC Juventude. Ao final do campeonato o América de Natal foi rebaixado para a Série B com a pior pontuação da série A em todos os tempos, somando apenas 17 pontos, pior campanha registrada até hoje de algum clube no Campeonato Brasileiro.

Em 2008 o clube potiguar disputou a Série B, por onde passou por mais um aperto, porém bastante menor do que o de 2007. O vermelhão terminou em 15º com 46 pontos ganhos, se livrando do rebaixamento nas últimas rodadas. Neste mesmo ano, o América foi um dos únicos 3 clubes que derrotaram o Corinthians, que na ocasião foi o campeão, além disso obteve a 9ª maior média de público, 5.598 pagantes por jogo.

No ano de 2009, no mesmo campeonato, se livrou mais uma vez do rebaixamento com uma diferença de 2 pontos em relação ao 1º rebaixado EC Juventude. O jogador Lúcio, atacante do América de Natal, foi vice-artilheiro do campeonato, com 15 gols marcados, 2 a menos que o artilheiro. O time rubro ainda figurou por duas vezes no G4.

Já em 2010, depois de 2 anos tentando fugir do rebaixamento, o time acabou sendo rebaixado para a terceira divisão.

No ano seguinte o América disputara a Série C e classificara em 4º colocado, batendo o Paysandu Sport Club, assim não passou sequer 1 ano na Série C e tendo seu retorno à 2ª divisão do Campeonato Brasileiro.

Campeonato Potiguar de 2012: Fim do jejum

Na estreia do Campeonato Potiguar de Futebol de 2012, o time alvirrubro teve como adversário o Caicó Esporte Clube. O jogo ocorreu no Nazarenão com um show do América de Natal, uma goleada de 5x0, gols marcados por Júnior Xuxa (três vezes), Zé Antônio e Isac. Na segunda rodada, o time americano venceu o Palmeira de Goianinha pelo placar de 3x1. Logo após amargou 4 rodadas sem marcar 3 pontos, foram 3 derrotas e 1 empate, dentre as derrotas uma foi para o ABC F.C. pelo placar de 4x2, no estádio Frasqueirão. O América só voltou a vencer na sétima rodada e não parou, bateu o ASSU por 4x1, o Potiguar de Mossoró por 6x1 e por fim venceu o Santa Cruz com um placar mais apertado, 2x1. O América de Natal conseguiu então garantir a classificação para a semifinal. Enfrentou o Santa Cruz e venceu: 3x1 para o Mecão, passando assim para a final do primeiro turno do campeonato e enfrentando o ABC F.C., que bateu o Corintians de Caicó. Na final, com jogos de ida e volta, o dragão caiu nos dois, pelo placar de 1x0 para a equipe alvinegra. Ao fim da ultima partida, o técnico Flávio Araújo pediu demissão.

O time vermelho da capital potiguar, após dois jogos da saída do ultimo treinador, foi anunciado oficialmente a contratação de Roberto Fernandes como novo técnico. Roberto Fernandes comandou seu primeiro jogo no América, no Campeonato Potiguar de Futebol de 2012 contra o Baraúnas, fora de casa e perdeu pelo placar de 1x0. Depois a equipe embalou e venceu por 3 rodada consecutivas, inclusive venceu o clássico rei, porém não marcou mais 3 pontos nas 3 rodadas restantes, mas se classificou para a semifinal em quarto colocado. Enfrentou o ABC F.C. na semifinal e ganhou, com placar de 2x1. Partiu para a final do segundo turno e foi campeão diante do Baraúnas, venceu todos os dois jogos, o primeiro 4x1 e o segundo 2x0.

Na final do campeonato, onde se enfrentaria o campeão do primeiro e segundo turno, América e ABC F.C. duelaram nesta grande decisão. No primeiro jogo, o América venceu de virada por 2x1, com gols de Isac e Lúcio. Na segunda partida, venceu por 2x0, em pleno Frasqueirão, com gols de Wanderson e Fabinho. O América entrou em campo com Fabiano; Noberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Márcio Passos e Júnior Xuxa (Nata); Isac e Lúcio (Pingo).

Assim, o América consagrou-se campeão potiguar 2012. Ultima vez que o time rubro conquistou um título foi em 2006, quando foi campeão da Copa RN, ainda como torneio autônomo.

Era Roberto Fernandes: 2012 - 2013

Roberto Fernandes, um dos maiores técnicos da história do América.
A Era Roberto Fernandes teve início no dia 05 de março de 2012 e fim em 20 de julho de 2013 . Flávio Araújo foi o técnico anterior, pediu demissão após ter perdido clássico contra o ABC, essa era a 3ª derrota seguida para o rival. Roberto Fernandes comandou o América de Natal em 91 partidas oficiais, foram 40 vitórias, 24 empates e 27 derrotas, tendo um aproveitamento aproximado de 52,8%. Conquistou 3 títulos: Campeonato Potiguar 2012, Copa RN 2012 e Copa RN 2013. No tempo que esteve no comando do América ele nunca perdeu para o maior rival, ABC, foram 8 jogos disputados e nenhuma derrota. 

Em 2012, Roberto Fernandes fez uma boa campanha na Série B, liderou o campeonato por uma vez, esteve no G4 13 vezes, sendo 12 partidas seguidas, também nunca esteve abaixo da 10ª posição. Começou bem, goleou o Goiás por 5x2, em seguida venceu o Avaí, Guaratinguetá, empatou com o Vitória e venceu o Bragantino até perder para o São Caetano fora de casa. O América de Natal era considerado até então um dos favoritos para o acesso à Série A, mas perdeu fôlego na meio do 2º turno e acabou em 9º colocado.



Em 2013 as coisas balançaram. Na Copa do Nordeste fez uma péssima campanha, acabou sendo demitido, porém voltou ao cargo após o primeiro jogo e primeira derrota do técnico substituto. No Campeonato Potiguar esteve muito bem, manteve uma inacreditável e incrível invencibilidade de 18 partidas, tudo corria bem, até a perda do campeonato para o Potiguar de Mossoró, o América de Natal acabou por ser vice-campeão. Na Série B 2013 não passou da 9ª rodada, caiu do cargo após a derrota para o Paraná Clube, o clube havia apenas somado 6 pontos (uma vitória, 3 empates e 5 derrotas). 

Estima-se que pouco mais da metade da torcida americana não concordou com a demissão do treinador, Roberto Fernandes, que acabou apelidado carinhosamente pelo adeptos do América de Natal de o Mito. Ele deixou o clube alvirubro considerado um dos melhores técnicos que já passaram pelo Mecão e tornou-se uma espécie de xodó da torcida. 

O pioneirismo na Arena

Primeiro elenco campeão da Arena das Dunas(campeão estadual de 2014).
Em 26 de Janeiro de 2014, o América de Natal fez a inauguração da Arena das Dunas em um partida válida pela Copa do Nordeste, o clube rubro venceu o Confiança pelo placar de 2 a 0. O primeiro gol da Arena foi marcado pelo zagueiro Adalberto. Naquela ocasião o América entrou em campo com: Andrey; Adalberto, Edson Rocha e Cléber; Fabinho, Márcio Passos, Jean Cléber, Rafinha (Rubinho) e Raí (Régis Potiguar); Adriano Pardal e Alfredo (Isac). Equipe comandada por Leandro Sena. Gols foram marcados por Adalberto e Adriano Pardal. No primeiro clássico disputado na Arena deu vermelho. 
 
O Mecão venceu o ABC por 1 a 0, gol de Adriano Pardal. Além do primeiro gol marcado, da primeira vitória, do primeiro clássico vencido, o clube ainda foi o primeiro a levantar uma taça de campeão na Arena e colocar o maior público (19.449 espectadores), superando o público total da inauguração da Arena das Dunas. Fato ocorrido no dia 30 de Abril de 2014, naquele dia, o alvirrubro entrou em campo com: Fernando Henrique; Fabinho, Edson Rocha, Cléber e Alex Barros; Val (Marcelinho), Márcio Passos, Jean Cléber e Arthur Maia; Max (Isac) e Rodrigo Pimpão (Adriano Pardal). Time comandado por Oliveira Canindé. O Mecão foi campeão do Campeonato Estadual em partida contra o Globo F.C. vitória no jogo de ida em Ceará-Mirim de 2 a 1 e 0 a 0 em Natal.


Fonte: Wikipedia