A Fundação


Por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, o América de Natal foi fundado em 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. O nome se deveu a uma homenagem ao continente americano. Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.
A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes do bairro da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.


Abaixo, segue tabela com alguns dos fundadores do América de Natal:

Abel Viana
Aguinaldo Câmara
Aguinaldo Fernandes
Aguinaldo Tinôco
Anibal Ataliba
Braga Filho
Antônio da Rocha e Silva
Antônio Trigueiro
Armando da Cunha Pinheiro
Augusto Servita Pereira de Brito
Bartolomeu Campos Queiroz
Carlos de Laet
Carlos Fernandes Barros
Carlos Homem de Siqueira
Clóvis Fernandes Barros
Francisco dos Reis Lisboa
Francisco Lopes Teixeira
Getúlio Soares
José Artur dos Reis Lisboa
José Lopes Teixeira
Lauro Lustosa
Lélio Fernandes
Manoel Coelho Filho
Mário Monteiro
Napoleão Soares
Oscar Homem de Siqueira
Sidrack Caldas


Em 15 de julho de 1915, a primeira diretoria do clube que foi eleita por aclamação, foi a seguinte:

Cargo
Nome
Presidente
Getúlio Soares
Secretário
Mário Monteiro
Tesoureiro
Clóvis Fernandes Barros
Guardião do Material
Manoel Coelho Filho
  
A primeira partida

A primeira partida realizada pela nova equipe de natal ocorreu no dia 26/09/1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC Futebol Clube. A partida se deu na Praça Pedro Velho, em um campo improvisado, e a equipe alvinegra derrotou os rubros pelo placar de 4 a 1. Gols de Mousinho (2), Mandu e Babua para o ABC, enquanto que Neco descontou para o América. Nessa partida, o América de Natal atuou com: Oscar Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Barros, Antônio, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu.

Já primeira partida oficial foi realizada entre ABC FC e América de Natal ocorreu em 15 de Setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro(contra) e Nilo Murtinho Braga.


Os primeiros campeonatos potiguares e seus primeiros títulos

O primeiro título americano veio em 1919. Foi o segundo campeonato de futebol promovido pela Liga de Desportos Terrestres no estado, primeiro a ser concluído. Em 1920, conseguiu seu primeiro bi-campeonato. Dois anos mais tarde, o clube conquistou seu terceiro troféu, ao ganhar o campeonato daquele ano que foi intitulado Taça da Independência em 1922, em homenagem ao centenário da Independência. Na final, João Maria Furtado, conhecido como "De Maria" fez o único gol da partida frente aos eternos rivais americanos, o ABC Futebol Clube. O América voltou a ganhar um título estadual apenas em 1924, e em 1926 abriu o caminho para o segundo bicampeonato da competição. Após o terceiro bi-campeonato de 1930-1931, o América amargou 15 anos sem vitórias locais, voltando a ser campeão só em 1946. Esse período, denominado período negro do futebol potiguar, ficou marcado pelo Deca-campeonato do ABC. Nos anos 1940 e 1950, a equipe alvirrubra repetiu o bom desempenho em competições estaduais, conquistando o bicampeonato em mais três ocasiões: 1948/1949, 1951/1952, sendo campeão neste ano com 100% de aproveitamento, 1956/1957. O destaque dessa época foi o atacante Saquinho, tido como maior centro-avante que já vestiu a camisa alvirrubra potiguar.

Após um largo período licenciado da Federação (de 1959 a 1966) para construção de sua Sede Social, o América voltou a ser campeão em 1967, contando com um time bastante caseiro, mas com jogadores de destaque como Véscio e Evaldo "Pancinha". Nesse ano, a final foi contra o Riachuelo, do então jovem Marinho Chagas. Essa vitória propiciou a participação do América na Taça Brasil de 1968. Em 1969 foi campeão estadual após uma série de jogos finais contra seu principal rival, na qual perdeu o primeiro jogo por 3 x 0, empatou o segundo por 0 x 0 e precisava de uma vitória no último jogo para forçar uma quarta partida. Ela veio a partir dos pés do atacante Alemão, que marcou nos últimos minutos do jogo, quando a torcida alvinegra já comemorava o título. Na quarta partida, o Alvirrubro venceu por 2 x 0 seu principal rival, com gols de Bagadão e Alemão, e se sagrou campeão do Estado. Essa série final é tida como a maior final de todos os tempos do Campeonato do Rio Grande do Norte.

 
Fonte: Wikipedia